domingo, 2 de agosto de 2009

Porque um Blog Portfólio?

Como acadêmica de EAD do Curso de Artes Visuais/UFRGS, a criação deste blog de estudos tem por objetivo a construção de um portfólio que possa documentar o processo de formação do conhecimento, vinculado à disciplina Seminário Integrador I: Ser professor no contexto atual.
A utilização do portfólio como instrumento de avaliação, tem sido considerada como prática que une a avaliação e a reflexão, relacionando-as a fim de proporcionar um aperfeiçoamento dos sistemas de avaliação, promovendo, também, a prática da auto-avaliação.
Este recurso favorece uma renovação no sistema de avaliação e aperfeiçoameto da prática pedagógica docente, a medida que incorpora a contribuição de outros autores, vinculados ao processo ou não; proporcionando uma reflexão crítica sistemática do professor sobre sua prática e sua filosofia de ensino.
A educação é um processo exponencial, multiplica-se por si mesma, com sua própria realização. Quanto mais educado, mais necessita o homem educar-se e exige mais educação.
Neste sentido a construção do portfólio pelo professor-pesquisador, constitui-se em um espaço de produção de conhecimentos, novas práticas pedagógicas e teorias de sua própria ação, possibilitando o desenvolvimento da construção teórica e prática da avaliação, com a intenção de superar a avaliação de caráter classificatório e excludente.
Segundo Villas Boas (2001), o trabalho com o portfólio apoia-se em seis princípios básicos:
  • a construção pelo próprio aluno
  • a reflexão sobre a produção
  • a criatividade
  • a auto-avaliação
  • a parceria professor-aluno, aluno-aluno...
  • a autonomia perante o trabalho.
  • O portfólio registra como vai se construindo o conhecimento e como vai se efetuando a aprendizagem, que é um processo individual diferenciado e único, tornado-se um instrumento de avaliação para a aprendizagem.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário