sexta-feira, 11 de setembro de 2009

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO FILOSÓFICO
QUANTO À EDUCAÇÃO.

Partindo do pressuposto de que a educação não é neutra, a filosofia induz o educador a realizar importantes e imprescindíveis reflexões sobre a educação, sobre o seu fazer pedagógico, sobre quais as suas intenções como educador, sobre o que vai ensinar; porque vai ensinar; para que vai ensinar; para quem vai ensinar; etc.
À medida que o professor se tornar questionador da sua prática pedagógica individual, da prática pedagógica coletiva, dos projetos políticos pedagógicos das escolas, essas reflexões irão interferir positivamente na sua atividade profissional, impulsionando-o a ir em busca de novos conhecimentos, novas formações, e novas ações. Neste sentido, Kuaiva considera que a filosofia da educação tem ainda como tarefa fornecer subsídios teóricos para que a educação não seja estéril, carente de conteúdo reflexivo, possibilitando ao educador repensar sua prática de modo critico e responsável.
O modelo de sociedade capitalista em que estamos inseridos, cada vez exige mais da escola e dos profissionais da educação, tendo em vista que a família não dispõe de tempo para a formação humana e social de seus filhos; a escola passou a ser responsável pela formação, quase que integral de seus alunos, de hábitos e atitudes, de higiene pessoal, de alimentação, de valores, etc. De acordo com Carbonara, a educação formal ocupa espaço cada vez mais significante na sociedade. E nessa perspectiva o profissional da educação deve estar preparado para assumir todos esses papéis...
Haverá formação que dê conta de tudo isso?
Segundo Carbonara, tanto a pedagogia, como a educação, dependem da filosofia no sentido de que é ela que vai explicitar as suas bases, os seus fundamentos, assim como, orientar e indicar os novos caminhos à serem trilhados.
Neste sentido, também é importante destacar que não existe homem já educado, pronto, todos estão constantemente se educando e todos são passíveis de serem educadores. Estando a sociedade em constante processo de transformação, a educação é um continuo processo de desenvolvimento social, onde o diálogo nos é apresentado como importante instrumento de comunicação pedagógica, capaz de promover a compreensão entre os diferentes e a compreensão do mundo que queremos para nossa sociedade, mais ética, mais humana, mais solidária, mais responsável e mais feliz.

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